Elementos teóricos para compreensão dos dois circuitos da economia urbana no Rio Grande do Norte - Nordeste
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i1.9273Mots-clés :
Circuito superior, Circuito inferior, Rio Grande do Norte / Upper circuit, Lower circuit and Rio Grande do NorteRésumé
A economia urbana das cidades do Rio Grande do Norte apresenta nos últimos vinte anos uma nova dinâmica em função da desigual difusão do meio técnico-científico informacional, que vem possibilitando, entre outras coisas, a disseminação desigual de novas formas de comércio, serviços e de produção. A partir dessa nova realidade podemos afirmar que a urbanização do Rio Grande do Norte tem sido fomentada por uma intensa expansão do circuito inferior para a maioria de seus subespaços enquanto que o circuito superior se apresenta na forma de manchas que se localizam, sobretudo, nos principais centros urbanos do estado. Nesse âmbito, o objetivo desse trabalho consiste em levantar alguns elementos que nos possibilitem a compreensão da dinâmica e do funcionamento dos circuitos da economia urbana nas cidades do território potiguar. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre a teoria dos dois circuitos da economia, bem como pesquisa empírica a fim de conhecermos os eventos que configuraram esses circuitos nas cidades do território potiguar.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).