A questão do meio ambiente presente nos cursos superiores de Geografia (LP/B) no Brasil

Auteurs

  • Alcindo Neckel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.6963

Mots-clés :

Geoprocessamento, Grade curricular, Ambiente

Résumé

O Brasil possui cursos superiores de Geografia nas modalidades de Licenciatura Plena (LP) e Bacharelado (B) distribuídos em diferentes regiões do seu território. Sendo a Geografia uma das disciplinas que trabalha com a questão ambiental, busca-se, nessa análise, avaliar como essa questão é abordada na formação do geógrafo. Assim, o artigo busca mapear a localização das 233 instituições de ensino que oferecem os cursos de Geografia (LP/B) e analisar a ementa das disciplinas, objetivando obter uma compreensão da forma como as disciplinas que trabalham o tema abordam a questão do ambiente. Metodologicamente, o uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) foi fundamental, pois permitiu localizar e fazer uma análise espacial de todas as instituições de ensino. A pesquisa mostrou resultados atualizados de como se apresenta a questão do ambiente nas grades curriculares brasileiras dos cursos de Geografia oferecidos em nível superior de ensino. 

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Biographie de l'auteur

Alcindo Neckel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geógrafo e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publiée

2013-07-13

Comment citer

Neckel, A. (2013). A questão do meio ambiente presente nos cursos superiores de Geografia (LP/B) no Brasil. GeoTextos, 9(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.6963

Numéro

Rubrique

Artigos