Relação entre a evolução do uso da terra com as unidades geomorfológicas no município de Riachão das Neves (BA)
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.6477Mots-clés :
Análise temporal, Uso da terra, Sensoriamento remoto, Sistema de informação geográficaRésumé
A apropriação do meio natural pelo homem estabelece estratégias próprias de produção e organização espacial. O presente trabalho possui como objetivo realizar uma análise multitemporal do uso e da cobertura da terra nas últimas duas décadas no município de Riachão das Neves, considerando as unidades geomorfológicas e as adequações às leis ambientais. Com este propósito, a metodologia adota técnicas de geoprocessamento validadas por trabalho de campo. O processamento dos dados pode ser subdividido nas seguintes etapas: (a) análise multitemporal do avanço agrícola, (b) delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), e (c) identificação do uso inadequado das áreas protegidas por lei. A análise multitemporal utiliza-se de imagens de alta resolução espacial do sensor ALOS-PRISM referente ao ano de 2008 e uma série temporal de imagens do sensor LANDSAT referente aos anos 1988, 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008. Riachão das Neves ainda possui aproximadamente 67% de área de vegetação natural. Existe um nítido controle geomorfológico no sistema de produção. Nas áreas de Depressão e Vale o uso está concentrado próximo aos rios pelos pequenos proprietários de terra, em sua maioria pecuaristas, enquanto que em áreas de Chapada o uso da terra está dominado pela agricultura mecanizada de grande escala.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).