Geografias relacionais: A festa no Santuário de Fátima em Fortaleza-CE

Auteurs

  • Tiago Vieira Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.6010

Mots-clés :

Festa, Santuário de Fátima, Dinâmicas Geográficas, Geografias Relacionais, RelacionaisHabitar

Résumé

O objetivo do presente trabalho é demonstrar qual é o sentido geográfico da dinâmica da festa em seu âmbito relacional. Para isso, fomos ao Santuário de Fátima em Fortaleza-CE na tentativa de analisarmos os movimentos (dinâmicas verticais e horizontais) que constroem o sentido festivo que o Santuário possui, assim como a legitimação e a posteridade que a festa oferece às representações a ela vinculadas. A geografia relacional entra, nesse sentido, como prática cotidiana responsável pela elaboração do momento efêmero que é a festa e os seus rebatimentos espaço-temporais que acompanham o sentido do Santuário de Fátima permanentemente. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Tiago Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, especialização em Ecoturismo pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e é Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Sevilha e em Turismo, pela Universidade de São Paulo. Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Téléchargements

Publiée

2012-12-21

Comment citer

Cavalcante, T. V., & Oliveira, C. D. M. de. (2012). Geografias relacionais: A festa no Santuário de Fátima em Fortaleza-CE. GeoTextos, 8(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.6010

Numéro

Rubrique

Artigos