China, Brasil e a transição energética na indústria automobilística

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DOI :

https://doi.org/10.9771/geo.v0i1.59850

Mots-clés :

Dependência, Descarbonização, Indústria automobilística

Résumé

Neste artigo discorreremos sobre a presença chinesa no setor automobilístico nacional, sob a luz da teoria da dependência. Após breve apresentação do campo dependentista, caracterizaremos as relações entre Brasil e China na atualidade e nos voltaremos para a tendência global de descarbonização energética, que impacta diversos nichos, como a indústria automobilística. Nosso objetivo central é o de analisar o cenário nacional atual, que vive um processo de transição energética, ainda que tímido quando comparado a outras regiões do mundo, mas suficientemente importante para atrair a presença de duas gigantes chinesas, a BYD e a GWM, responsáveis por vultuosos investimentos na produção de automóveis elétricos e eletrificados em solo nacional, e forçando outras montadoras já tradicionais e consolidadas, como a General Motors e a Volkswagen, a seguirem no mesmo caminho. Tentaremos, ao final, reunir as condições necessárias para compreender os motivos da aposta chinesa na transição energética automobilística nacional.

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Joaquim Oliveira Neto, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro)

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro)

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Publiée

2024-07-24

Comment citer

Oliveira Neto, J. (2024). China, Brasil e a transição energética na indústria automobilística. GeoTextos, 20(1). https://doi.org/10.9771/geo.v0i1.59850

Numéro

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Artigos