Dialogando geografia acadêmica e escolar: O caso do continente africano

Auteurs

  • Rosemberg Ferracini Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.5901

Mots-clés :

La géographie scolaire, l’Afrique au Brésil, l’enseignement

Résumé

Partimos da indagação feita por Castellar (2010, p. 12-20) – “quanto tempo uma categoria ou conceito desenvolvido na Universidade delonga para ser debatido no ambiente escolar?” – para desenvolvermos nossa reflexão a respeito da transposição didática do tema África na Geografia. Embasados na Lei 10.639, de 2003, publicada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), indagamos a presença e a ausência dos conteúdos relativos ao continente africano nos campos escolar e acadêmico. Demonstramos que, anteriormente à lei, a produção bibliográfica em Geografia a respeito desse continente era incipiente e que, depois de sua vigência, ocorreu uma mudança significativa, alcançando novas discussões, como, por exemplo, o universo do tema da população afro-brasileira. Exemplos dessa temática são algumas publicações de diversos especialistas brasileiros e estrangeiros e a organização dos movimentos sociais para efetivação e mudança de conceitos a respeito da temática brasileira e do continente africano. 

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Biographie de l'auteur

Rosemberg Ferracini, Universidade de São Paulo

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Membro do Laboratório de Ciências Humanas - FE/USP, Professor Substituto de Geografia da UNESP, Campus Experimental de Ourinhos

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Publiée

2012-12-20

Comment citer

Ferracini, R. (2012). Dialogando geografia acadêmica e escolar: O caso do continente africano. GeoTextos, 8(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.5901

Numéro

Rubrique

Artigos