Tambores, rádios e vídeoclipes
sobre paisagens sonoras, territórios e multiterritorialidades
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i2.5645Mots-clés :
Paisagem sonora, Música, Território, Territorialidade, MultiterritorialidadeRésumé
Os sons, transmitidos por meio de propagações ondulatórias, são produzidos e reproduzidos de diferentes formas e maneiras, seja pela natureza ou pelos seres humanos. Pela natureza têm-se os sons dos ventos, das águas, dos animais. Pelos humanos têm-se os sons das falas, do trabalho, da música, dentre outros. Os seres humanos, dessa forma, organizam sons para comunicação e, mais recentemente na história da humanidade, encontraram a possibilidade técnica do acondicionamento dos sons, para a posterior reprodução em diferentes localidades, marcando uma nova fase nas paisagens sonoras do mundo. Seja pela fala, seja pela música, a humanidade comunica ideias e valores permeados pela cultura. As mais recentes propagações musicais, que se atrelam à linguagem audiovisual, marcam a paisagem dos lugares, que comunica, retrata, e possibilita a existência de distintas territorialidades no espaço. O presente artigo objetiva tecer relações entre a paisagem sonora e a construção de multiterritorialidades, a partir de exemplos de identidades criadas com base em movimentos e estilos musicais, seus territórios e territorialidades.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).