Lugar e criminalidade
leituras geográficas da mídia impressa soteropolitana
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i1.5273Mots-clés :
Lugar, Criminalidade, Mídia impressaRésumé
As análises referentes à criminalidade nos/dos lugares, através da mídia impressa, produziram uma reflexão sobre as representações do espaço e os espaços de representação na/da metrópole de Salvador. Os dados utilizados para análise foram extraídos dos jornais A Tarde e Correio da Bahia, no ano de 2009, e envolveram os seguintes dados: tipos de violência, localidades de ocorrência dos delitos e caracterizações de vítimas. Os resultados demonstraram o reconhecimento da heterogeneidade dos lugares na/da metrópole de Salvador, mas sem produzir uma análise das contradições vivenciadas em tais espaços. As descrições dos atos violentos, das localidades e das pessoas, muitas vezes, foram copiadas de boletins de ocorrência da polícia. A heterogeneidade dos lugares quando não aprofundada e não inter-relacionada com contextos vividos nas metrópoles cristaliza as representações dos espaços e reduz, por exemplo, a problemática da violência a um mero aspecto da criminalidade. O presente artigo defende que para a análise do lugar é preciso o aprofundamento do espaço vivido articulado aos espaços concebidos e percebidos, algo já considerado importante pelos jornalistas, mas praticado por poucos, no processo de escrita das notícias dos atos violentos no Brasil.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).