A economia urbana e os artistas de rua: performance, mobilidades e conflitos em um espaço público turistificado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.44684

Palavras-chave:

Arte de Rua, Economia Urbana, Espaço Público, Experiência Urbana, Turismo

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a complexa relação entre os artistas de rua, as suas performances e o espaço urbano. Para esta reflexão, baseamo-nos num estudo desenvolvido na Baixa lisboeta, localizada no centro histórico da cidade de Lisboa, Portugal. Metodologicamente, o estudo implicou observação sombreada com recurso a caminhadas e à videografia entre 2016 e 2021, bem como um conjunto de 15 entrevistas realizadas a artistas de rua em 2018. Conceptualmente, o estudo recorre ao crescente corpo de bibliografia no âmbito da geografia sensorial e da etnomusicologia, nomeadamente em relação aos artistas de rua e às suas performances, e a sua intersecção com questões económicas, os aspetos da urbanidade, a influência do turismo e as experiências sensoriais. Os nossos resultados desvendam o processo de territorialização dos locais de performance na Baixa lisboeta, o impacto das performances artísticas no espaço público, e a relação dos artistas de rua com os agentes formais da economia urbana. Concluímos o artigo com uma breve reflexão sobre a importância do turismo para a expansão do busking.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Cláudio do Nascimento Silva, Universidade Nova de Lisboa

INET-MD, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Daniel Paiva, Universidade de Lisboa

Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa.

Referências

ALVES C.; SILVA, A. Espaço e cultura: implicações territoriais dos eventos musicais em Pernambuco. Geograficidade, v. 8, p. 41-57, 2018.

ANDRADE, A.; MONASTIRSKY, L. A música em espaços públicos: projeto musical "Sexta às Seis", Ponta Grossa (PR). Geograficidade, v. 8, p. 9-26, 2018.

ARIELY, D.; BERNS, G. Neuromarketing: the hope and hype of neuroimaging in business. Nature Reviews Neuroscience, v. 11, p. 284-292, 2010.

BARATA-SALGUEIRO, T. Alojamentos turísticos em Lisboa. Scripta Nova - Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, v. 21, n. 578, p. 1-43, 2017.

BELGIOJOSO, R. Constructing urban space with sounds and music. Londres: Ashgate, 2014.

BRITO, M. S. O teatro que corre nas vias. Salvador: EDUFBA, 2017.

BUSCARIOLLI, B.; CARNEIRO, A.; SANTOS, E. Artistas de rua: trabalhadores ou pedintes? Cadernos Metrópole, v. 18, n. 37, p. 879-898, 2016.

BYWATER, M. Performing spaces: street music and public territory. Twentieth Century Music, v. 3, n. 1, p. 97-120, 2007.

CACHINHO, H.; PAIVA, D. The enactment of fast and slow time regimes by urban retail and consumer services. Annals of the American Association of Geographers, 2021. doi: 10.1080/24694452.2020.1863767

CARMO, A.; ESTEVENS, A. Urban citizenship(s) in Lisbon: examining the case of Mouraria. Citizenship Studies, v. 21, n. 4, p. 409-424, 2017.

CARREIRA, A. Teatro performativo e a cidade como território. ArteFilosofia, v. 7, n. 12, p. 5-15, 2012.

CARREIRA, A. Utopias da comunidade: o teatro invadindo o espaço urbano. Revista NUPEART, v. 23, p. 185-205, 2020.

COHEN, D.; GREENWOOD, B. The Buskers: A History of Street Entertainment. Londres: David & Charles, 1981.

CONNELL, J.; GIBSON, C. Soundtracks: popular music, identity and place.

Londres: Routledge, 2003.

DAVENPORT, T.; BECK, J. The Attention Economy: understanding the new currency of business. Boston: Harvard Business School Press, 2001.

DOUGHTY, K. Rethinking musical cosmopolitanism as a visceral politics of sound. In: DOUGHTY, K.; DUFFY, M.; HARADA, T. (Eds.). Sounding Places: More-than-representational Geographies of Sound and Music. Londres: Edward Elgar, 2019. p. 189-201.

DOUGHTY, K.; LAGERQVIST, M. The Pan Flute Musicians at Sergels Torg: Between Global Flows and Specificities of Place. In: MURRAY, L.; UPSTONE, S. (Eds.). Researching and Representing Mobilities. Londres: Springer, 2014. p. 150-169.

DOUGHTY, K.; LAGERQVIST, M. The ethical potential of sound in public space: Migrant pan flute music and its potential to create moments of conviviality in a ‘failed’ public square. Emotion, Space and Society, v. 20, p. 58-67, 2016.

EDENSOR, T.; BOWDLER, C. Site-specific dance: revealing and contesting the ludic qualities, everyday rhythms, and embodied habits of place. Environment and Planning A, v. 47, p. 709-726, 2015.

FRIAS, R. Uma trilha sonora no largo da carioca: caminhadas de escuta e observação como método de investigação dos espaços públicos. Geografares, v. 26, p. 235-253, 2018.

GABRIEL, L. Modelação espacial de fatores de localização das empresas de design em Lisboa. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2013.

GREEN, A. Street music, governance, and cultural policy in San Cristóbal de Las Casas. International Journal of Cultural Policy, v. 26, n. 4, p. 417-432, 2019.

GRILL, J. From street busking in Switzerland to meat factories in the UK: a comparative study of two Roma migration networks from Slovakia. In: KANEFF, D.; PINE, F. (Eds.). Global Connections and Emerging Inequalities in Europe. Londres: Anthem Press, 2011. p. 79-102.

GUIMARÃES, P. The Transformation of Retail Markets in Lisbon: An Analysis through the Lens of Retail Gentrification. European Planning Studies, v. 26, n. 7, p. 1450-1470, 2018.

HADDAD, A. O teatro e a cidade / o ator e o cidadão. In: TELLES, N.; CARNEIRO, A. (Org.). Teatro de rua: olhares e perspetivas. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2005. p. 64-74.

HARRISON-PEPPER, S. Drawing a Circle in the Square: Street Performing in New York’s Washington Square. Londres: University Press of Mississippi, 1990.

JIMÉNEZ, J. Três eventos de música tradicional no Bairro da Glória, Rio de Janeiro. Geograficidade, v. 8, p. 90-111, 2018.

KAPCHAN, D. Performance. The Journal of American Folklore, v. 108, p. 479-508, 1995.

KRIMS, A. Music and Urban Geography. Nova Iorque: Routledge, 2007.

KYTÖ, M.; HYTÖNEN-NG, E. Busking and negotiations of urban acoustic space in South Bank, London. In: BULL, M.; BACK, L. (Eds.). The Auditory Culture Reader. Londres: Bloomsbury, 2016. p. 229-242.

LORENTZEN, A.; HANSEN, C. The City in the Experience Economy. Role and Transformation. Londres: Routledge, 2013.

LOUSA, T. The street artist – A flâneur adrifting in the city. In: ALVES, M.; COSTA, P.; LAMONI, G.; SALDANHA, J.; SOARES, A.; TAVARES, M. (Coord.). Flâneur. New urban narratives. Lisboa: Procur.arte, 2016. p. 188-196.

MALANSKI, L. Geografia dos sons cotidianos: as sonoridades do Calçadão de Londrina, Paraná. Geograficidade, v. 8, p. 126-140, 2018.

MOREAUX, M. Geografia e sons: desafios teóricos, abordados através das intervenções dos artistas de rua na cidade, vistas como micro-eventos sonoros. Geograficidade, v. 8, p. 155-174, 2018.

O’CONNELL, J. Introduction: An ethnomusicological approach to music and conflict. In: O’CONNEL, J.; CASTELO-BRANCO, S. (Eds.). Music and Conflict. Chicago: University of Illinois Press, 2010. p. 1-16.

PAIVA, D. Sonic geographies: themes, concepts, and deaf spots. Geography Compass, v. 12, n. 7, p. e12375, 2018.

PAIVA, D.; CACHINHO, H. Artistic practices and the redistribution of the sensible in Largo do Chiado: attention, corporeal isles, visceral politics. Tijdschrift voor Economische en Sociale Geografie, v. 109, n. 5, p. 597–612, 2018.

PAIVA, D.; CACHINHO, H. Soundmaking and the making of worlds and territories: a case of street football games in Quinta da Piedade. Social & Cultural Geography, 2019. doi: 10.1080/14649365.2019.1704046.

PAIVA, D.; SÁNCHEZ, I. The territoriality of atmosphere: rethinking affective urbanism through the collateral atmospheres of Lisbon’s tourism. Transactions of the Institute of British Geographers, 2020. doi: 10.1111/tran.12425.

PAIVA, D.; CACHINHO, H.; BARATA-SALGUEIRO, T.; AMÍLCAR, A. A criação de geoetnografias como metodologia para o estudo dos ritmos urbanos. Uma aplicação no Chiado, Lisboa. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, v. 21, 2017. Disponível em: http://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/19342/21750.

PINE, B. J.; GILMORE, J. H. The Experience Economy: Work is Theatre & Every Business a Stage. Boston: Harvard Business School Press, 1999.

PINE, J.; GILMORE, J. The Experience Economy. Boston: Harvard Business Review Press, 2011.

PINK, S. Doing Sensory Ethnography. Londres: Sage, 2009.

RICE, T. Time, Place, and Metaphor in Musical Experience and Ethnography. Ethnomusicology, v. 47, n. 2, p. 151-179, 2003.

ROMANIUK, J.; NGUYEN, C. Is consumer psychology research ready for today’s attention economy? Journal of Marketing Management, v. 33, n. 11-12, p. 909-916, 2017.

SAFARA, J.; BRITO-HENRIQUES, E. The Santiago de Alfama Hotel as an Allegory of the Recent Urban Regeneration Policy. Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia, v. 52, n. 106, p. 65-84, 2017.

SANCHÉZ, I. Mapping out the Sounds of Urban Transformation: The case of Lisbon's Mouraria Quarter. In: GUILLEBAUD, C. (Ed.). Toward an Anthropology of Ambient Sound. Nova Iorque: Routledge, 2017. p. 153-166.

SIMPSON, P. Chronic everyday life: rhythmanalysing street performance. Social & Cultural Geography, v. 9, n. 7, p. 807-829, 2008.

SIMPSON, P. Street Performance and the City: Public Space, Sociality, and Intervening in the Everyday. Space and Culture, v. 14, n. 4, p. 415-430, 2011.

SIMPSON, P. Ecologies of Experience: Materiality, Sociality, and the Embodied Experience of (Street) Performing. Environment and Planning A, v. 45, n. 1, p. 180-196, 2013.

SIMPSON, P. Sonic affects and the production of space: ‘Music by handle’ and the politics of street music in Victorian London. Cultural geographies, v. 24, n. 1, p. 89-109, 2017.

SUNDBO, J.; SØRENSEN, F. Handbook on the Experience Economy. Cheltenham: Edward Elgar, 2013.

TANENBAUM, S. J. Underground Harmonies: Music and Politics in the Subways of New York. Ithaca: Cornell University Press, 1995.

TERRANOVA, T. Attention, Economy and the Brain. Culture Machine, v. 13, p. 1-19, 2012.

WAITT, G.; RYAN, E.; FARBOTKO, C. A visceral politics of sound. Antipode, v. 46, n. 1, p. 283-300, 2014.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

Silva, A. C. do N., & Paiva, D. (2021). A economia urbana e os artistas de rua: performance, mobilidades e conflitos em um espaço público turistificado. GeoTextos, 17(1). https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.44684

Edição

Seção

Artigos