A Reestruturação da cidade de Salvador
conflitos e interesses na lógica da centralidade urbana
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i1.3993Mots-clés :
Centralidade, Cidade, Reestruturação, Salvador, UrbanoRésumé
A partir da metade do século XX, ocorreram transformações políticas e econômicas que influenciaram a urbanização, consequentemente, a produção do espaço urbano em Salvador/BA. Essas mudanças provocaram alterações em sua estrutura urbana, sendo as mais importantes: a constituição de novas relações tempo-espaço, a implantação de hodiernos equipamentos e a redefinição na centralidade urbana, marcando o início do processo de reestruturação urbana e da cidade. Como consequência, atualmente, Salvador apresenta uma estrutura urbana poli(multi) nucleada. Por um lado, esse fenômeno revela a formação de novas áreas centrais, ou seja, “eclodiu” uma multiplicidade de centros e subcentros na cidade; por outro, percebe-se que esses espaços são bastante diferenciados entre si, mormente, no que tange às características sociais e econômicas, por isso também verificamos sua face poli. A constituição dessa nova lógica na centralidade soteropolitana revela nuances diferenciadas nos conflitos e interesses na cidade, que entendemos interferir no processo de produção e reprodução do espaço urbano, sobretudo no que tange à produção de espaços destinados ao consumo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).