Entre territorialidades da pesca artesanal no maretório de Caravelas e Nova Viçosa-BA
DOI :
https://doi.org/10.9771/geo.v16i1.35164Mots-clés :
Banco dos Abrolhos, pescadores artesanais, territorialidadeRésumé
O Banco dos Abrolhos, região analisada nesta pesquisa, concentra a maior biodiversidade marinha do Brasil e uma série de atores que utilizam o território. Dentro desse contexto, o objetivo da pesquisa foi o de compreender as transformações históricas, econômicas e ambientais que influenciaram na territorialidade dos pescadores artesanais de Caravelas e Nova Viçosa entre 1960 e 2019. Para isso, utilizei a observação participante, entrevistas semiestruturadas, grupos focais e mapeamento participativo. Foi possível categorizar 4 marcos temporais, o primeiro foi marcado pela pesca da baleia, o segundo pela influência da Estrada de Ferro Bahia-Minas e o abastecimento dos navios, já o terceiro pela estruturação da pesca, com a chegada do gelo e das embarcações motorizadas, e o quarto, que foi influenciado pela chegada das Unidades de Conservação. Com efeito, o território passou por inúmeras transformações e a reterritorialização foi necessária para a manutenção do modo de vida tradicional da pesca artesanal local.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).