Vulnerabilidade socioambiental de setores censitários às margens do rio Poti, Teresina-Piauí-Brasil
DOI :
https://doi.org/10.9771/geo.v16i1.35088Mots-clés :
Socioambiental, Setores censitários, Rio Poti, Teresina/PiauíRésumé
O estudo apresenta como objetivo analisar a vulnerabilidade socioambiental dos setores censitários que margeiam o rio Poti no município de Teresina (Piauí/Brasil). A partir do emprego de ferramentas de geoprocessamento e atividades de campo e de laboratório, realizou-se o cruzamento de 7 variáveis socioeconômicas e 12 variáveis ambientais para obtenção da vulnerabilidade socioambiental. Os 72 setores censitários foram agrupados em 4 classes de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA). Os resultados indicaram que 33% da área apresentou IVSA Muito Alto; em 10% da área o IVSA foi Alto; em 17% o IVSA foi Médio e em 33% da área o IVSA foi Baixo, além da insuficiência de dados de 7% dos setores. De forma geral, os setores censitários localizados nas regiões Centro-Norte e parte da região Sudeste foram identificados como as áreas mais vulneráveis, exigindo maior atenção do poder público.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).