Gênese, frequência e intensidade das precipitações de granizo nas Mesorregiões Centro Oriental e Sudeste Paranaense, Brasil

Autores

  • Nathan Felipe da Silva Caldana Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Instituto Agronômico do Paraná
  • Alan Carlos Martelócio Instituto Agronômico do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v15i1.30681

Palavras-chave:

vulnerabilidade, risco climático, eventos extremos, clima urbano

Resumo

A precipitação de granizo, um evento extremo caracterizado por precipitação de água em estado sólido, tem alta capacidade destrutiva nos meios rural e urbano, gerando transtornos e prejuízos frequentes. A Mesorregião Centro Oriental Paranaense (MRCOP) e a Mesorregião Sudeste Paranaense (MRSEP) possuem uma grande área de produção agrícola e aproximadamente 900 mil habitantes, que podem estar vulneráveis a eventos meteorológicos extremos, sendo necessários estudos que auxiliem o planejamento e as tomadas de decisão neste recorte específico. Desta forma, este trabalho teve por objetivo identificar a gênese, a frequência e a intensidade das precipitações de granizo nas Mesorregiões Centro Oriental e Sudeste Paranaense, fornecendo suporte para o planejamento e a adoção de preventivas de combate ao impacto desse fenômeno. Foram utilizadas três fontes distintas de dados: estações agrometeorológicas, imagens de satélite e relatórios de ocorrências, danos e situações de emergência da Defesa Civil. Foram identificados 37 decretos de situação de emergência vinculados a granizo e 372 mil pessoas afetadas nas mesoregiões, em 19 anos de análise. Os sistemas convectivos e as frentes frias foram identificados como os principais sistemas meteorológicos atuantes na formação de granizo nestas mesoregiões. Com ausência de planejamento para redução da vulnerabilidade, a exposição aos eventos extremos meteorológicos permanece frequente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathan Felipe da Silva Caldana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Instituto Agronômico do Paraná

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), bolsista de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná.

Alan Carlos Martelócio, Instituto Agronômico do Paraná

Graduado em Agronomia pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar (2016), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Conservacionista, do Instituto Agronômico do Paraná (2018)

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Caldana, N. F. da S., & Martelócio, A. C. (2019). Gênese, frequência e intensidade das precipitações de granizo nas Mesorregiões Centro Oriental e Sudeste Paranaense, Brasil. GeoTextos, 15(1). https://doi.org/10.9771/geo.v15i1.30681

Edição

Seção

Artigos