Imperatriz do Maranhão: proposição para a compreensão do processo de ocupação e consolidação da cidade

Autores

  • Rodrigo Lima Santos Universidade Federal de Goiás
  • Fabrizia Gioppo Nunes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v14i2.26988

Palavras-chave:

Cidade, Frentes de ocupação, Estágios evolutivos, Atividades econômicas

Resumo

Este trabalho ressalta aspectos importantes do processo formativo da cidade de Imperatriz, considerada a segunda maior cidade do estado do Maranhão, situada na região nordeste brasileira. Como objetivo central elege-se a discussão e a análise do processo de ocupação da cidade, na elaboração de um modelo teórico que permita aglutinar esse entendimento. Assim, propõe-se que tal processo seja entendido mediante a abordagem das frentes de ocupação, dos estágios evolutivos e da sucessão das atividades econômicas. Como resultado, a abordagem permitiu identificar que, no histórico de formação da cidade, houve três estágios importantes e distintos, respectivamente pelas características: “exploratória”, “desenvolvimentista” e, atualmente, a “consolidação”, todos compostos por atividades comerciais distintas, configuradoras dos estágios econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lima Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Geografia, IESA-UFG, Bolsista CAPES,Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - LAPIG.

Fabrizia Gioppo Nunes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geologia Ambiental (UFPR), Professora Adjunta da UniversidadeFederal de Goiás (UFG), no Instituto de Estudos Sócio Ambiental (IESA).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Santos, R. L., & Nunes, F. G. (2018). Imperatriz do Maranhão: proposição para a compreensão do processo de ocupação e consolidação da cidade. GeoTextos, 14(2). https://doi.org/10.9771/geo.v14i2.26988

Edição

Seção

Artigos