Imperatriz do Maranhão: proposição para a compreensão do processo de ocupação e consolidação da cidade

Auteurs

  • Rodrigo Lima Santos Universidade Federal de Goiás
  • Fabrizia Gioppo Nunes Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.9771/geo.v14i2.26988

Mots-clés :

Cidade, Frentes de ocupação, Estágios evolutivos, Atividades econômicas

Résumé

Este trabalho ressalta aspectos importantes do processo formativo da cidade de Imperatriz, considerada a segunda maior cidade do estado do Maranhão, situada na região nordeste brasileira. Como objetivo central elege-se a discussão e a análise do processo de ocupação da cidade, na elaboração de um modelo teórico que permita aglutinar esse entendimento. Assim, propõe-se que tal processo seja entendido mediante a abordagem das frentes de ocupação, dos estágios evolutivos e da sucessão das atividades econômicas. Como resultado, a abordagem permitiu identificar que, no histórico de formação da cidade, houve três estágios importantes e distintos, respectivamente pelas características: “exploratória”, “desenvolvimentista” e, atualmente, a “consolidação”, todos compostos por atividades comerciais distintas, configuradoras dos estágios econômicos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rodrigo Lima Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Geografia, IESA-UFG, Bolsista CAPES,Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - LAPIG.

Fabrizia Gioppo Nunes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geologia Ambiental (UFPR), Professora Adjunta da UniversidadeFederal de Goiás (UFG), no Instituto de Estudos Sócio Ambiental (IESA).

Téléchargements

Publiée

2018-12-19

Comment citer

Santos, R. L., & Nunes, F. G. (2018). Imperatriz do Maranhão: proposição para a compreensão do processo de ocupação e consolidação da cidade. GeoTextos, 14(2). https://doi.org/10.9771/geo.v14i2.26988

Numéro

Rubrique

Artigos