Divisão territorial do trabalho e transporte rodoviário interestadual de passageiros: o município de Londrina/PR como um nó para essa circulação
DOI :
https://doi.org/10.9771/geo.v14i1.25559Mots-clés :
Divisão Territorial do Trabalho, Circulação de passageiros, Transporte Rodoviário Interestadual, LondrinaRésumé
O transporte rodoviário interestadual de passageiros é uma atividade econômica que elucida a divisão territorial do trabalho, pois é uma expressão de parte dos deslocamentos de pessoas pelo território nacional e, portanto, ilustra as articulações entre variados centros. Com o avanço da urbanização brasileira e a ampliação da demanda de passageiros o transporte rodoviário acompanha tais processos, pois exerce função social central ao efetuar ligações diversas entre pontos distintos no território nacional e reflete em última instância as dinâmicas da rede urbana e as interações espaciais ocorridas nela. Diante de tais prerrogativas, o município de Londrina, localizado no norte do estado do Paraná, funciona como um nó da rede do transporte rodoviário interestadual de passageiros, pois se trata da segunda cidade mais populosa do estado do Paraná. São dezenas de linhas interestaduais que atingem estados nas macrorregiões Norte, Centro Oeste, Sudeste e Sul, com maior participação das duas últimas.
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