Entre a escola e a universidade: os múltiplos sentidos do trabalho de campo como mediação didática
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24036Mots-clés :
Trabalho de campo, Formação Docente, Ensino, Geografia, CurrículoRésumé
Neste artigo, discutimos a importância do trabalho de campo no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem em geografia na educação básica e no ensino superior. Para tanto, analisamos duas experiências, com foco na análise da mediação desempenhada pelos cadernos de campo neste processo. A primeira se refere aos trabalhos realizados com turmas do Ensino Fundamental e Médio na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. A segunda trata de trabalho de campo realizado na disciplina de Geografia Regional do Brasil I – Sul, do Departamento de Geografia da USP. A análise foi construída a partir do acompanhamento das diferentes etapas de elaboração e execução dos trabalhos de campo, discutindo e problematizando os sentidos dos cadernos de campo em cada uma delas. Ao final da investigação, foi possível perceber a importância do caderno de campo nos trabalhos analisados, uma vez que, construídos de forma coletiva e colaborativa, reforçam o caráter interdisciplinar do conhecimento e do processo educativo. Além disso, na experiência desenvolvida no ensino superior, foi possível verificar a importância de que os futuros docentes se apropriem desta metodologia para que assim possam defendê-la, política e epistemologicamente, na educação básica.
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