Entre a escola e a universidade: os múltiplos sentidos do trabalho de campo como mediação didática

Auteurs

  • Eduardo Donizeti Girotto Universidade de São Paulo
  • Beatriz Campos Moretto Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24036

Mots-clés :

Trabalho de campo, Formação Docente, Ensino, Geografia, Currículo

Résumé

Neste artigo, discutimos a importância do trabalho de campo no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem em geografia na educação básica e no ensino superior. Para tanto, analisamos duas experiências, com foco na análise da mediação desempenhada pelos cadernos de campo neste processo. A primeira se refere aos trabalhos realizados com turmas do Ensino Fundamental e Médio na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. A segunda trata de trabalho de campo realizado na disciplina de Geografia Regional do Brasil I – Sul, do Departamento de Geografia da USP. A análise foi construída a partir do acompanhamento das diferentes etapas de elaboração e execução dos trabalhos de campo, discutindo e problematizando os sentidos dos cadernos de campo em cada uma delas. Ao final da investigação, foi possível perceber a importância do caderno de campo nos trabalhos analisados, uma vez que, construídos de forma coletiva e colaborativa, reforçam o caráter interdisciplinar do conhecimento e do processo educativo. Além disso, na experiência desenvolvida no ensino superior, foi possível verificar a importância de que os futuros docentes se apropriem desta metodologia para que assim possam defendê-la, política e epistemologicamente, na educação básica. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo-USP.

Beatriz Campos Moretto, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação, FE-USP.

Téléchargements

Publiée

2017-12-23

Comment citer

Girotto, E. D., & Moretto, B. C. (2017). Entre a escola e a universidade: os múltiplos sentidos do trabalho de campo como mediação didática. GeoTextos, 13(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24036

Numéro

Rubrique

Artigos