Empreendedorismo urbano periférico e os ícones urbanos: a lógica da máquina de crescimento em Natal/RN
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13186Mots-clés :
Máquina de crescimento, Empreendedorismo periférico, Ícones urbanosRésumé
O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre a produção do espaço urbano natalense com foco nos seus ícones urbanos, na perspectiva do que aqui se chama de empreendedorismo periférico. Partindo da abordagem clássica da cidade enquanto máquina de crescimento, é possível visualizar os rumos que a cidade tomou, nos últimos anos, com a construção de ícones concentrados nas áreas mais enobrecidas da cidade, ou seja, no eixo de investimento imobiliário. Evidenciou-se, portanto, que as escolhas das sucessivas gestões públicas estiveram ligadas antes à racionalidade econômica e às oportunidades momentâneas, do que ao processo de planejamento propriamente dito.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).