Empreendedorismo urbano periférico e os ícones urbanos: a lógica da máquina de crescimento em Natal/RN

Auteurs

  • Eugênio Ribeiro Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13186

Mots-clés :

Máquina de crescimento, Empreendedorismo periférico, Ícones urbanos

Résumé

O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre a produção do espaço urbano natalense com foco nos seus ícones urbanos, na perspectiva do que aqui se chama de empreendedorismo periférico. Partindo da abordagem clássica da cidade enquanto máquina de crescimento, é possível visualizar os rumos que a cidade tomou, nos últimos anos, com a construção de ícones concentrados nas áreas mais enobrecidas da cidade, ou seja, no eixo de investimento imobiliário. Evidenciou-se, portanto, que as escolhas das sucessivas gestões públicas estiveram ligadas antes à racionalidade econômica e às oportunidades momentâneas, do que ao processo de planejamento propriamente dito. 

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Biographie de l'auteur

Eugênio Ribeiro Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pelo PPEUR/UFRN, discente do doutorado em Geografia pelo PPGE/UFRN.

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Publiée

2015-12-02

Comment citer

Silva, E. R. (2015). Empreendedorismo urbano periférico e os ícones urbanos: a lógica da máquina de crescimento em Natal/RN. GeoTextos, 11(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13186

Numéro

Rubrique

Artigos