O carro como um lugar

perspectivas de territorialidades e representações na cidade de Curitiba

Autores

  • Tânia Bittencourt Bloomfield Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i1.4313

Palavras-chave:

Geografia Cultural, Placas escolhidas de carro, Lugar, Territorialidades

Resumo

A presente pesquisa qualitativa, inserida no âmbito da Geografia Cultural, teve o objetivo de mapear as motivações e perceber as relações que existem entre as visões de mundo, os contextos domésticos e profissionais, que levaram alguns dos proprietários de carros que circulam em Curitiba, a escolherem combinações de letras e números em suas placas, de modo a veicularem mensagens. Para dar conta da pesquisa de campo, foi utilizado um cruzamento entre diferentes aportes teórico-metodológicos: a Teoria das Representações Sociais, a Etnometodologia, a Fenomenologia e o conceito de Cultura Transversal de massa. Os conceitos de “lugar” e “território” concorreram como categorias analíticas, a partir da sistematização e descobertas da análise das entrevistas, realizadas com trinta proprietários de veículos de Curitiba, cujas placas de carro foram escolhidas. As placas escolhidas dos carros foram os elementos que permitiram ampliar o entendimento sobre a constituição do carro como um “lugar” e sobre as territorialidades envolvidas nas práticas que se dão, especialmente, nas ruas de Curitiba. 

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Biografia do Autor

Tânia Bittencourt Bloomfield, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2010-07-19

Como Citar

Bittencourt Bloomfield, T. (2010). O carro como um lugar: perspectivas de territorialidades e representações na cidade de Curitiba. GeoTextos, 6(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i1.4313

Edição

Seção

Artigos