A reflexão sobre a eficiência dos pressupostos realistas na contemporaneidade através da invasão do Iraque em 2003

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ramon Moreira Gonçalves Finelli Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruno de Araújo Rangel Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.11681

Palavras-chave:

Realismo, Liberalismo, Invasão ao Iraque, Ordem Mundial

Resumo

Na virada dos séculos XIX e XX, quando Rudolph Kjéllen cunhava o termo geopolítica, o realismo político consagrava-se como uma teoria explicativa dominante para o entendimento das relações de poder em âmbito global. Passadas as duas Grandes Guerras Mundiais, a interdependência das nações pareceu um caminho sem volta, ainda que, durante o período da Guerra Fria, as oposições ideológicas pudessem colocar limitações políticas à integração que já era possível devido aos avanços dos transportes e comunicações. Na década de 1970, o Realismo encontrou na academia, no seio das Relações Internacionais, uma teoria rival com grande poder explicativo para o rearranjo da ordem futura: o Liberalismo, entendido como uma teoria que aponta as instituições internacionais e a interdependência do comércio como forças poderosas no que tange à explicação das relações de poder em âmbito global. Este trabalho pretende apontar, através da invasão do Iraque de 2003, duas maneiras distintas de interpretar o mesmo evento à luz do Realismo e do Liberalismo, objetivando verificar suas limitações em um mundo ainda em transição no que tange à consolidação ou à caducidade de seus pressupostos analíticos. Para tanto, centra-se nas características do mundo contemporâneo que vem colocando em xeque alguns dos pressupostos realistas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Luiz Silveira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em geografia, especialista em políticas sociais, mestre em relações internacionais pela PUC/MG, doutorando em geografia pela PUC/MG.

Ramon Moreira Gonçalves Finelli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em geografia pela PUC/MG.

Bruno de Araújo Rangel, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em história e especialista em história da arte pela UFMG.

Downloads

Publicado

2014-11-27

Como Citar

Silva, L. L. S. da, Moreira Gonçalves Finelli, R., & Araújo Rangel, B. de. (2014). A reflexão sobre a eficiência dos pressupostos realistas na contemporaneidade através da invasão do Iraque em 2003. GeoTextos, 10(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.11681

Edição

Seção

Artigos