Resistência e identidade no urbano
a black music dita os passos e a apropriação do espaço no Quarteirão do Soul em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i1.4307Palavras-chave:
Sociabilidade, Culturas urbanas, Identidade, Black musicResumo
O crescimento urbano, associado ao desenvolvimento tecnológico, atribui outros sentidos para a cidade e novos de sociabilidade. Estes, muitas vezes, se constituem a partir da fruição de produtos midiáticos. Assim, vemos surgir espaços que se transformam pela apropriação de grupos identificados com determinados produtos culturais. Este trabalho busca investigar, a partir das manifestações ligadas aos produtos da mídia, como as diversas identidades se constituem no espaço urbano e como estas influenciam na apropriação e nos novos usos deste espaço. Nossa abordagem tem como objeto empírico as manifestações ligadas à black music, mais especificamente ao Quarteirão do Soul, movimento que acontece nas tardes de sábado na região central de Belo Horizonte. O Quarteirão do Soul surgiu como uma forma de se reencontrarem os amigos que frequentavam os chamados bailes black no centro da cidade nos anos 1970 e que, com o passar dos anos, foram sendo expurgados para a periferia da cidade. Tal manifestação constitui uma forma de resistência, pois os participantes do Quarteirão do Soul se apropriaram do local mesmo sem o aval da prefeitura, e também caracteriza-se pela afirmação da identidade de seus participantes, que se espelham no discurso de igualdade pregado pelo movimento soul representado principalmente pela figura do cantor James Brown.
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