Resistência e identidade no urbano

a black music dita os passos e a apropriação do espaço no Quarteirão do Soul em Belo Horizonte

Autores

  • Rita Aparecida da Conceição Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i1.4307

Palavras-chave:

Sociabilidade, Culturas urbanas, Identidade, Black music

Resumo

O crescimento urbano, associado ao desenvolvimento tecnológico, atribui outros sentidos para a cidade e novos de sociabilidade. Estes, muitas vezes, se constituem a partir da fruição de produtos midiáticos. Assim, vemos surgir espaços que se transformam pela apropriação de grupos identificados com determinados produtos culturais. Este trabalho busca investigar, a partir das manifestações ligadas aos produtos da mídia, como as diversas identidades se constituem no espaço urbano e como estas influenciam na apropriação e nos novos usos deste espaço. Nossa abordagem tem como objeto empírico as manifestações ligadas à black music, mais especificamente ao Quarteirão do Soul, movimento que acontece nas tardes de sábado na região central de Belo Horizonte. O Quarteirão do Soul surgiu como uma forma de se reencontrarem os amigos que frequentavam os chamados bailes black no centro da cidade nos anos 1970 e que, com o passar dos anos, foram sendo expurgados para a periferia da cidade. Tal manifestação constitui uma forma de resistência, pois os participantes do Quarteirão do Soul se apropriaram do local mesmo sem o aval da prefeitura, e também caracteriza-se pela afirmação da identidade de seus participantes, que se espelham no discurso de igualdade pregado pelo movimento soul representado principalmente pela figura do cantor James Brown. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2010-07-19

Como Citar

Conceição Ribeiro, R. A. da. (2010). Resistência e identidade no urbano: a black music dita os passos e a apropriação do espaço no Quarteirão do Soul em Belo Horizonte. GeoTextos, 6(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i1.4307

Edição

Seção

Artigos