Acumulação por espoliação e redes de transporte público: o Corredor Metropolitano Noroeste em Campinas-SP

Autores

  • Valderson Salomão da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v16i2.37924

Palavras-chave:

Redes, Transporte público, Espoliação, Promoção imobiliária, Privatização

Resumo

Este artigo objetiva relacionar aspectos do processo de acumulação por espoliação com dinâmicas de desenvolvimento de redes de transporte público, a partir do recorte empírico do Corredor Metropolitano Noroeste, na Região Metropolitana de Campinas (SP). Grandes projetos de infraestrutura como esse corredor implicam uma diversa trama de intencionalidades políticas, dentre as quais há as que têm como finalidade a acumulação de caráter rentista. Discursos do planejamento tecnocrático se colocam como neutros e comprometidos com o bem comum e, por isso, são usados para legitimar propostas de intervenção nas redes de transporte coletivo. A viabilidade dessas transformações na organização do espaço está condicionada, no entanto, a diferentes objetivos especulativos. Em torno do Estado, a promoção imobiliária e a privatização do patrimônio público são determinantes para que propostas de renovação das materialidades avancem ou desvaneçam.

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Biografia do Autor

Valderson Salomão da Silva, Universidade Estadual Paulista

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Rio Claro).

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Silva, V. S. da . (2020). Acumulação por espoliação e redes de transporte público: o Corredor Metropolitano Noroeste em Campinas-SP. GeoTextos, 16(2). https://doi.org/10.9771/geo.v16i2.37924

Edição

Seção

Artigos