A inadequação das regionalizações culturais mediante os pressupostos do pós-colonialismo

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Alfredo Costa Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v14i1.26462

Palavras-chave:

Região, Cultura, Representação Cartográfica

Resumo

As reflexões sobre a categoria de análise geográfica região são abundantes e diversificadas, o que encontra explicação no enquadramento do conceito como uma importante ferramenta do fazer geográfico. Ainda assim, temas da contemporaneidade lançam desafios de natureza epistemológica sobre o uso do termo, como aquele que propomos neste artigo, que versa sobre as possibilidades de regionalizações realizadas a partir de temáticas culturais. Para tanto, o trabalho em voga leva em conta os pressupostos do pós colonialismo, que analisam a cultura a partir de um viés antropológico moderno, estabelecendo nela predicados que remetem ao comportamento espacial e lançam, ao mesmo tempo, desafios para a representação cartográfica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Luiz Silveira da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Salinas, Mestre em Relações Internacionais pela PUC-MG, Doutor em Geografia pela PUC-MG.

Alfredo Costa, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Almenara, Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela UFMG, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG.

Downloads

Publicado

2018-07-15

Como Citar

da Silva, L. L. S., & Costa, A. (2018). A inadequação das regionalizações culturais mediante os pressupostos do pós-colonialismo. GeoTextos, 14(1). https://doi.org/10.9771/geo.v14i1.26462

Edição

Seção

Perspectivas