Conformação simbólica do espaço: um estudo sobre a relação hip-hop e religião

Autores

  • Dalvani Fernandes Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i1.22278

Palavras-chave:

Hip-Hop, Religião, Espaço Simbólico, Juventude

Resumo

O trabalho que apresentamos é resultado de quatro anos (2012-2016) da pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Trazemos a análise da conformação simbólica do espaço produzida na relação entre dois universos culturais, o hip-hop e a religião. Esse encontro acontece através da ação dos jovens rappers que participaram de um encontro conhecido como “Célula da Rima”, na Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, na cidade de Curitiba/PR. Para compreensão do espaço simbólico optamos pela abordagem das “formas simbólicas” criadas pelo filósofo neokantiano Ernst Cassirer. Os resultados da pesquisa demonstram que a percepção espacial desses jovens rappers está mais pautada no simbólico do que em uma base material. Quando os jovens falam de cidade, periferia, rua e Igreja não são apenas espaços físicos a que se referem, são, sobretudo, construções da imaginação, da experiência e de emoções. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalvani Fernandes, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná, Campus Curitiba.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Como Citar

Fernandes, D. (2017). Conformação simbólica do espaço: um estudo sobre a relação hip-hop e religião. GeoTextos, 13(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i1.22278

Edição

Seção

Artigos