Educação (in)formal do campo na lógica do capital agroindustrial no Oeste do Paraná

Autores

  • Marilucia Ben Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Rejane Flores Wizniewsky Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13442

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Precarização, Agroindústria

Resumo

O artigo é resultado de estudos referentes à educação cooperativista no Oeste do Paraná, educação essa desenvolvida pelo próprio cooperativismo empresarial. O objetivo é entender as relações de qualificação/desqualificação presentes na educação (in)formal e voltada para o capital/consumo com vistas ao agronegócio. Na relação dialética entre campo/agroindústria, os trabalhadores do campo (estes chamados de integrados/ cooperados) vêm, constantemente, se qualificando/desqualificando para atender aos interesses da (re)produção do capital impostos pelos complexos agroindustriais e também para atender às exigências do mercado internacional. Ao mesmo tempo em que os trabalhadores se qualificam/desqualificam, vivem processos contraditórios e de confronto nas relações sociais de produção. Compreender como as famílias integradas/cooperadas e também os trabalhadores da agroindústria são escolarizados para atender aos interesses do capital agroindustrial da região Oeste paranaense, esse é, então, o objetivo geral do estudo aqui em questão. A área de estudo compreende o Oeste do Paraná, caracterizado pela forte presença agroindustrial, além do significativo setor de comércio e serviços, setores voltados, em parte, para atender às demandas das agroindústrias. A pesquisa abrange o período de 1960 a 2010, caracterizado por profundas transformações no campo, resultado da reestruturação produtiva entre capital/trabalho. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilucia Ben, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Maria no Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências. Mestre pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Carmen Rejane Flores Wizniewsky, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências,Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-12-02

Como Citar

Ben, M., & Wizniewsky, C. R. F. (2015). Educação (in)formal do campo na lógica do capital agroindustrial no Oeste do Paraná. GeoTextos, 11(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13442

Edição

Seção

Artigos