Arquivos - Página 3

  • n. 50 (2014)

    Este número especial, o 50, comemora os 30 anos da Revista ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA. É dedicado a trabalhos de pesquisa de membros do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Criado em 2001, o referido GT reúne pesquisadores de todo o país interessados em socializar e divulgar trabalhos de caráter transdisciplinar que abordem a educação e a linguagem com base nos pressupostos da diversidade. O GT congrega, desta forma, pesquisas apoiadas em diferentes aportes teóricos de áreas bastante diversificadas, que vão do ensino e aprendizagem de línguas, à educação de alunos surdos, passando pela literatura de origem indígena, só para citar alguns. Boa parte dos textos aqui publicados é fruto de trabalhos apresentados em conferências e simpósios no Brasil e no exterior, incluindo os encontros anuais da própria ANPOLL. O objetivo deste volume especial, portanto, é não apenas fortalecer as discussões em torno dos temas vinculados ao GT, com a consequente divulgação do trabalho dos pesquisadores, mas também contribuir para a promoção da diversidade em consonância com aspectos linguísticos, culturais e educacionais.

    Editores: Denise Scheyerl (UFBA), Sávio Siqueira (UFBA) e Vanderlei J. Zacchi (UFS)

    Editoração: José Amarante

  • n. 49 (2014)

    A revista Estudos Linguísticos e Literários, uma publicação dividida pelos dois programas de Pós-graduação em Letras da UFBA, chega agora ao seu 49º número. Como é de praxe na divisão estabelecida entre os programas, a Pós-graduação em Literatura e Cultura fica responsável por abrir o ano, com um volume exclusivo da área. O tema escolhido para 2014 foi “Refrações da cidade e da memória na Literatura Brasileira do presente”. O volume se propõe então a acolher textos que lidem com poetas e prosadores brasileiros das últimas décadas cujos textos abordem, elaborem ou criem imagens do passado individual ou coletivo, dentro de um contexto que envolva preferencialmente, a realidade urbana do país.

    Organização: Rachel Esteves Lima e Lisa Vasconcellos

     

  • n. 48 (2013)

    Criada em 1984 e editada, nas primeiras décadas, pelo antigo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA), a Revista ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS é uma publicação atualmente mantida em conjunto pelos dois programas de pós-graduação do ILUFBA: Língua e Cultura (PPGLinC) e Literatura e Cultura (LitCult). Neste segundo semestre de 2013, a revista chega a sua 48ª edição, trazendo estudos desenvolvidos por pesquisadores de variada vinculação institucional e que submeteram seus trabalhos para este número, organizado pela editoria de Linguística, cujos artigos, em sua maioria, se centram em aspectos ligados ao ensino de línguas.

    Editores: Sávio Siqueira e José Amarante.

    Editoração: José Amarante

  • n. 47 (2013)

    O estudo morfológico fundamentado em teorias linguísticas pós-estruturalismo, como as de caráter gerativista e cognitivistas, vem conquistando espaço na pauta de pesquisadores de grandes universidades brasileiras, e a constituição de diversos grupos de pesquisadores possibilitou a formação de mestres e doutores na área que se distribuem pelas universidades brasileiras, difundindo suas ideias. É interessante esse movimento, que acaba por propiciar um diálogo entre teorias morfológicas diversas, necessário ao fazer científico. Esta revista reúne análises de fenômenos morfológicos sob ponto de vistas diferentes, buscando trazer mais elementos para o enriquecimento das perspectivas de análises morfológicas.   

    Esta edição é organizada por Cristina Figueiredo e Danniel Carvalho.

    Revisão e normalização dos artigos: Cristina Figueiredo e Danniel Carvalho.

    Editoração: José Amarante.

  • n. 46 (2012)

    Estudos Linguísticos e Literários, número 46, complementa as comemorações dos 50 anos do lançamento do Atlas Prévio dos Falares Baianos-APFB (1963). Obra que inaugura os estudos de Geolinguística brasileira, fruto do pioneirismo de Nelson Rossi que se debruça pelos caminhos da variação da língua no Brasil e encontra na Dialetologia o rumo para as suas pegadas, o APFB constitui-se em trabalho pioneiro no campo da Geolinguística brasileira produzido pela Universidade Federal da Bahia.

    Organizadoras: 

    Jacyra Andrade Mota

    Suzana Alice Marcelino Cardoso

  • n. 45 (2012)

    Publicada originalmente em versão impressa - janeiro/junho 2012. Editada por Suzana Alice Marcelino Cardoso e Lígia Guimarães Telles.
  • n. 44 (2011)

    Publicada originalmente em versão impressa - julho/dezembro - 2011. Editada por Suzana Alice Marcelino Cardoso e Lígia Guimarães Telles.
  • n. 43 (2011)

    Publicada originalmente em versão impressa - janeiro/junho - 2011. Editada por Suzana Alice Marcelino Cardoso e Lígia Guimarães Telles.
  • n. 42 (2010)

    Publicada originalmente em versão impressa - julho/dezembro 2010. Editada por Suzana Alice Marcelino Cardoso e Lígia Guimarães Telles.
  • n. 41 (2010)

    Editada por Suzana Alice Marcelino Cardoso e Lígia Fagundes Teles.
  • n. 40 (2009)

    Na sequência da edição nº 39, esta edição da Estudos Linguísticos e Literários é também dedicada a estudos da tradução.
  • n. 39 (2009)

    Editoras: Suzana Alice Marcelino Cardoso e Lígia Guimarães Telles.

  • n. 37-38 (2008)

    Este número da Revista Estudos tem como núcleo temático Fernão de Oliveira, o primeiro gramático da língua portuguesa, gramática publicada, já impressa, em 1536. Alguns artigos tratam de temas diversificados.


  • n. 35-36 (2007)

    Volume organizado por Célia Marques Telles em homenagem ao quarto centenário do nascimento do Padre Antônio Vieira. 

    Publicada originalmente em versão impressa.

    Digitalizada por Júlia Lühning.

  • n. 33-34 (2006)

    Originalmente publicada em versão impressa, janeiro 2016/dezembro de 2006.

    Digitalizada em 2022 por Ludquellen Braga Dias.

31-45 de 72