CONHECER O MAR, CONHECER O MUNDO

TALLERES DE NIÑOS E O VOO CONTRACORRENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i76.53699

Palavras-chave:

Poéticas e pedagogias Latino Americanos; Grupo Cultural Yuyachkani; Processos artísticos com crianças

Resumo

Em 2021, o Grupo Cultural Yuyachkani festejou 50 anos de um teatro interessado em discutir memória e esquecimento. Os atos de batalhar por narrativas dissidentes, apartadas pela História oficial e pela violência colonial, fazem do coletivo peruano um protagonista dos caminhos latino americanos. Tais temáticas não aparecem somente nos espetáculos, mas em diversas intervenções no mundo. Dentre elas estão oficinas, performances e intervenções públicas, especialmente em comunidades de regiões periféricas ou rurais. O presente artigo pretende tecer reflexões sobre o taller de niños que convida crianças e adolescentes a conhecerem histórias da América Latina pouco acessadas nas instituições de ensino formal do país. Em um processo de artes integradas, partindo de um conto literário, através do agenciamento lúdico e de resgate de memórias familiares e ancestrais, os participantes têm a oportunidade de construírem uma experiência cênica que amplie sua referência de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADICHE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

AGÜERO, José Carlos; UCCELLI, Francesca; PEASE, María Angélica; PORTUGAL, Francesca. Atravesar el silencio: memorias sobre el conflicto armado interno y su tratamiento en la escuela. Lima: Instituto de estudios peruanos, 2017.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.

ARGUEDAS, José María. Todas las sangres. Lima: Peisa, 2001.

CORREA, Ana. Tirulato: teatro Peruano para niñas y niños. Lima: Grupo cultural Yuyachkani/ San Marcos/ Cooperación técnica belga, 2009.

CUSICANQUI, Silvia Rivera. Um mundo ch´ixi es posible. Ensayos desde um presente em crisis. Buenos Aires: Nociones comunes/Tinta limón, 2018.

RÍOS, Francisco Izquierdo. El Bagrecico. Lima: Instituto Nacional de Cultura, 2004.

ROSTOROWSKI, María. Kon El Dios Volador Y El Pequeño Naycashca. Lima: Banco Continental, 1995.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

______. Vence-demanda. Educação e descolonização. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

SEPÚLVEDA, Luis. Historia de una gaviota y del gato que le enseño a volar. Barcelona: Tusquets, 2001.

SIMAS, Luiz Antonio e RUFINO, Luiz. Fogo no mato. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

MARKO, A. J. CONHECER O MAR, CONHECER O MUNDO: TALLERES DE NIÑOS E O VOO CONTRACORRENTE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 76, p. 422–448, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i76.53699. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/53699. Acesso em: 28 abr. 2024.