DENOMINAÇÕES EM GALEGO E EM PORTUGUÊS PARA A BRINCADEIRA DE “PEGAR COM OLHOS VENDADOS”

Autores

  • Silvana Soares Costa Ribeiro Universidade Federal da Bahia
  • Jacyra Andrade Mota Universidade Federal da Bahia/CNPq
  • Aparecida Negri Isquerdo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i71.48188

Palavras-chave:

Cabra-cega, Pita-cega, Brincadeiras infantis, Atlas linguísticos, Tesouro do léxico patrimonial galego e português

Resumo

O artigo analisa denominações, em galego e em português do Brasil (PB) e europeu (PE), para “a brincadeira em que uma criança, com os olhos vendados, tenta pegar as outras”, com base em dados extraídos do Tesouro do léxico patrimonial galego e português, de cinco atlas linguísticos, e de outras cinco obras originadas de trabalhos de pós-graduação. A amostra reuniu formas lexicais como cabra-cega, cobra-cega, gata-cega, pita-cega, galinha-cega, compostas, em sua maioria, com nomes de animais, razão de terem sido examinadas sob o ponto de vista motivacional, com ênfase na perspectiva do zoomorfismo. O estudo demonstrou a importância de bases lexicais que incorporam léxicos produzidos em diferentes sincronias da história da língua, o que permite a comparação, a análise da natureza linguística e das motivações semânticas identificadas na forma de nomear, no caso, a brincadeira “cabra-cega”.

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Biografia do Autor

Silvana Soares Costa Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Silvana Soares Costa Ribeiro
Professor Associado IV de Língua Portuguesa - Departamento de Letras Vernáculas
Pesquisador do Projeto ALiB
Coordenador da Comissão de Informatização e Cartografia do ALiB
Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura - PPGLinC

Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/9842550682161250

Tel: 00-55-71-3283-6236
E.mail: silvanar@ufba.br

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

RIBEIRO, S. S. C.; MOTA, J. A.; ISQUERDO, A. N. DENOMINAÇÕES EM GALEGO E EM PORTUGUÊS PARA A BRINCADEIRA DE “PEGAR COM OLHOS VENDADOS”. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 71, p. 76–107, 2021. DOI: 10.9771/ell.i71.48188. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48188. Acesso em: 25 abr. 2024.