O DISCURSO PRESIDENCIAL NA MANIFESTAÇÃO DO DIA DO EXÉRCITO: SENTIDOS DE LIBERDADE, DEMOCRACIA E POVO

Autores

  • Fernando Miranda Arraz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Fagner Ribeiro Sena Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i72.45719

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Presidente, Memória discursiva, Formação Discursiva

Resumo

Este artigo tem como propósito trazer uma reflexão sobre os conceitos de Formação Discursiva e de Memória Discursiva, na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, (AD), por meio do discurso de Jair Messias Bolsonaro, presidente do Brasil. O objetivo deste trabalho consiste em analisar, através de uma abordagem discursiva, uma das manifestações, ocorrida no dia 19 de abril de 2020, o dia do Exército, na cidade de Brasília, e que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro que, diante de uma unidade militar do exército, fez um discurso aos manifestantes presentes. O pronunciamento do chefe de Estado, material linguístico a ser submetido à análise, não pode ser visto dissociado de um todo complexo de elementos políticos, sociais e discursivos. Sendo assim, constata-se que as duas funções enunciativas do sujeito do discurso presidencial, examinadas na pesquisa, sinalizam de modo inequívoco a natureza autoritária desse discurso que não hesita em silenciar o discurso-outro no mesmo movimento que simula sua representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIN, A. P.; GUIMARÃES, J. A corrupção da opinião pública - uma defesa republicana da liberdade de expressão. São Paulo, SP: Boitempo, 2013.

COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2014.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

INDURSKY, F. A fala dos quarteis e outras vozes. 2ª ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2013.

INDURSKY, F. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M. C. L.; MITTMANN, S. (orgs.). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

ORLANDI, E. P. Eu, tu, ele: discurso e real da história. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

ORLANDI, E. P. Maio de 1968: os silêncios da memória. In.: O papel da memória. ACHARD, P. et al. 4ª ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015.

ORLANDI, E. P. Michel de Pêcheux e a Análise do Discurso. Revista Estudos de Linguagem, Vitória da Conquista, n° 1, p. 9-13, 2005.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

ORLANDI, E. P. et al. (orgs.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 1994.

PÊCHEUX, M. Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes. Décaloges. v. 1: Iss.4, 2014.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Trad. Eni P. Orlandi. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2009.

PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Orlandi. 4ª ed., Campinas, SP: Pontes, 2006.

PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: Papel da Memória. Pierre Achard et al. Tradução: José Horta Nunes. 1ª edição. Campinas, SP: Pontes, 1999, p. 49-50.

PÊCHEUX, M. Sobre a (Des-)construção das teorias linguísticas. In: Línguas e Instrumentos Linguísticos. Campinas: Pontes, 1998.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: Orlandi, Eni P. (orgs.). Gestos de Leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

PÊCHEUX, M. Delimitações, inversões, deslocamentos. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, n. 19, p. 7-24, 1990.

Downloads

Publicado

2022-05-10

Como Citar

ARRAZ, F. M.; SENA, F. R. O DISCURSO PRESIDENCIAL NA MANIFESTAÇÃO DO DIA DO EXÉRCITO: SENTIDOS DE LIBERDADE, DEMOCRACIA E POVO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 72, p. 25–44, 2022. DOI: 10.9771/ell.i72.45719. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/45719. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES