AGENCIAMENTO DE ALUNOS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA: ATITUDES METACOGNITIVAS DO LEITOR EM TEXTOS SOBRE A COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i69.44311Palavras-chave:
Cognição, Metacognição, Agenciamento, Ensino da leitura, Processos cognitivos.Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação descritiva da compreensão leitora com o objetivo de verificar como os processos cognitivos devem ser agenciados pelo professor durante a leitura de textos multissemióticos sobre a COVID-19 para desenvolver no aluno uma atitude metacognitiva. Embasamos nossa pesquisa nos trabalhos de Sánchez, Garcia e Rosales (2012) e Botelho (2015). Para tanto, trabalhamos com os conceitos de agenciamento como ação de mediação entre professor-texto-leitor e de processos cognitivos que levam os alunos a extrair, interpretar e refletir como ação orientadora para a atividade de compreensão superficial, profunda e reflexiva. Assim argumentamos, com base em dois textos multissemióticos, que o agenciamento, determinado por objetivos claros com foco em cada etapa dos processos cognitivos, desenvolve uma atitude metacognitiva autônoma nos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-04-15
Como Citar
LEAL, A. P. de B.; PELOSI, A. C.; DE ALMEIDA JÚNIOR, A. T.; OLIVEIRA, S. S. AGENCIAMENTO DE ALUNOS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA: ATITUDES METACOGNITIVAS DO LEITOR EM TEXTOS SOBRE A COVID-19. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 69, p. 396–422, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i69.44311. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44311. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS / ARTICLES