PRAGMÁTICA E COGNIÇÃO OU O PROCESSO INFERENCIAL DE BRASILEIROS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.44101

Palavras-chave:

Cognição, Inferência, Relevância.

Resumo

Nossa comunicação é essencial para que possamos interagir nas atividades que efetuamos em sociedade, sendo a recorrência à linguagem verbalizada uma forma bastante produtiva para a execução da prática comunicativa. Tendo em vista esses pressupostos e utilizando como aporte teórico a Teoria da Relevância (SPERBER; WILSON, 2001), analisamos treze produções textuais de língua espanhola, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o objetivo de descrever como ocorrem os processos inferenciais dos alunos brasileiros na aprendizagem do artigo neutro “lo”. Acreditamos que este breve estudo pode lançar alguma luz sobre a descrição da competência comunicativa de aprendizes brasileiros de língua espanhola.

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Biografia do Autor

Sebastião Lourenço dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduação em Letras Português-Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997), Mestre (2004) em Estudos Linguísticos pela UFPR, Doutor (2009) em Letras pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutorado (2020) na UFPR. Professor Adjunto do Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola e Linguística Cognitiva, desenvolvendo pesquisa sobre os seguintes temas: Pragmática Cognitiva e Ensino/Aprendizagem de Língua Espanhola. Coordenador do GT Estudos Pragmáticos da Anpoll. Presidente da Associação Brasileira de Pragmática (ABRAP).

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Publicado

2021-04-04

Como Citar

DOS SANTOS, S. L. PRAGMÁTICA E COGNIÇÃO OU O PROCESSO INFERENCIAL DE BRASILEIROS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 105–131, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.44101. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44101. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PRAGMÁTICA: ESTUDOS COMPARATIVOS NO PAR PORTUGUÊS-ESPANHOL