O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL PRAGMÁTICA E OS ESTEREÓTIPOS NO ENSINO DE ELE

Autores

  • Crisbelli Domingos Universidade Federal do Paraná
  • Elena Godoy

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.41917

Palavras-chave:

Competência Pragmática, Interculturalidade, Ensino de ELE, Estereótipos, Atração Cultural.

Resumo

O objetivo neste trabalho é demonstrar que o desenvolvimento de uma competência intercultural pragmática e os estereótipos no ensino de ELE são mais amplamente entendidos, tanto em seus conceitos particulares como na relação entre eles, quando observados a partir da ideia de atração cultural. A teoria de Sperber (2012) e Claidière, Scott-Phillips e Sperber (2014) visa à descrição causal e natural dos fenômenos culturais, e o ensino, especificamente o de língua adicional, oferece elementos observáveis a partir dessa descrição, entre eles o apontamento dos atratores que contribuem para a própria evolução cultural.

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Publicado

2021-04-04

Como Citar

DOMINGOS, C.; GODOY, E. O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL PRAGMÁTICA E OS ESTEREÓTIPOS NO ENSINO DE ELE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 82–104, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.41917. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/41917. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PRAGMÁTICA: ESTUDOS COMPARATIVOS NO PAR PORTUGUÊS-ESPANHOL