EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Waleska Oliveira Moura IFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39279

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, Diversidade linguística, Interculturalidade, Formação docente.

Resumo

O artigo objetiva trazer reflexões acerca do ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante da diversidade linguístico-cultural nela existente. A partir das iniciais reflexões, serão apontados os pressupostos da Abordagem Intercultural (MENDES, 2004) na formação do professor, dada a sua importância no que diz respeito ao diálogo entre as diversas culturas existentes no processo de ensinar e aprender língua. A partir de revisão da literatura de referência da área, entende-se a necessidade de se deslocar o foco central do ensino de língua dos aspectos formais para os aspectos contextuais e culturais, validando a língua-cultura dos diversos alunos presentes em sala de aula e ampliando a competência comunicativa deles.

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Biografia do Autor

Waleska Oliveira Moura, IFBA

Cursei a Licenciatura e o Bacharelado em Letras Vernáculas na UFBA (2005-2009) e Mestrado  em Língua e Cultura também na UFBA (2010-2011). Atualmente, sou professora efetiva do IFBA, Campus de Salvador.

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Publicado

2020-05-28

Como Citar

Moura, W. O. (2020). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Estudos Linguísticos E Literários, (68), 46–61. https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39279

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES