A REALIZAÇÃO VARIÁVEL DO GERÚNDIO NA FALA DE FEIRA DE SANTANA-BA: RESULTADOS PRELIMINARES

Autores

  • Marcelo dos Santos INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
  • Josane Moreira de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
  • Juliana Ludwig Gayer Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.39036

Palavras-chave:

Redução do Gerúndio, Apagamento de /d/, Sociolinguística Variacionista.

Resumo

Este estudo inicial trata da variação nas formas de gerúndio na variedade de fala de Feira de Santana-BA. O objetivo é compreender como se dá a variação do tipo falando x falano, em que a oclusiva /d/ pode ser apagada do morfema –ndo de verbos no gerúndio. A pesquisa se fundamentou nos pressupostos teóricos da Sociolinguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968] e LABOV, 2008 [1972]). Foram usados 12 inquéritos de informantes estratificados por sexo, três faixas etárias e dois níveis de escolaridade. Foram controladas as variáveis linguísticas conjugação verbal, extensão do verbo e contexto seguinte. Os resultados revelaram alto grau de aplicação da regra de apagamento na amostra e indicaram que as variáveis independentes escolaridade, faixa etária e sexo condicionam a regra variável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Professor da Ára de de Ciências Humanas, Artes e Linguagens do Instituto Federal da Bahia, campus Feira de Santana. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Josane Moreira de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Professora da área de Linguística da UEFS, onde atua na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2021-04-04

Como Citar

DOS SANTOS, M.; MOREIRA DE OLIVEIRA, J.; GAYER, J. L. A REALIZAÇÃO VARIÁVEL DO GERÚNDIO NA FALA DE FEIRA DE SANTANA-BA: RESULTADOS PRELIMINARES. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 297–319, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.39036. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/39036. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES