ESCRITA NO BRASIL QUINHENTISTA: UMA ANÁLISE DAS GRAFIAS NOS LIVROS DA PRIMEIRA VISITAÇÃO DO TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO EM PERNAMBUCO, ITAMARACÁ E PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.38859

Palavras-chave:

Escrita, Brasil colonial, Livros da Inquisição.

Resumo

Tomando-se como base os livros produzidos durante a Primeira Visitação da Inquisição Portuguesa ao Brasil, é realizada uma análise de aspectos da escrita no início da colonização brasileira. Aqui são abordadas as grafias, os sinais abreviativos e os sinais diacríticos de dois dos livros da Primeira Visitação: o Quarto Livro de Denunciações e o Terceiro Livro de Confissões, ambos redigidos ao final do século XVI, durante a visita às Capitanias de Pernambuco, Itamaracá e Paraíba. As mãos que redigiram os referidos livros são a do notário do Santo Ofício, Manuel Francisco, e a do visitador, Heitor Furtado de Mendonça. Os aspectos da escrita analisados são ilustrados através de quadros, em que se apresentam imagens retiradas dos fac-similes dos manuscritos, que se encontram disponíveis no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, arquivo onde estão atualmente depositados os originais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sartori Gandra, UFBA

Formei-me em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia em 2003. Fiz o Mestrado em Linguística Histórica em 2010 e Doutorado na mesma área em 2016, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, sou professora de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFBA, e membro do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), vinculando-me ao Projeto História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE), estando dedicada, no âmbito do HISCULTE, ao estudo da difusão social da escrita e da língua portuguesa no Brasil. A pesquisa a que hoje me dedico teve suas origens nos estudos realizados durante o doutorado no PPGLinC. Foi ali, também, que se consolidaram as bases para a minha atuação profissional, a que hoje me dedico, no curso de Letras da UFBA, voltando-me ao ensino da língua portuguesa no Brasil.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

GANDRA, A. S. ESCRITA NO BRASIL QUINHENTISTA: UMA ANÁLISE DAS GRAFIAS NOS LIVROS DA PRIMEIRA VISITAÇÃO DO TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO EM PERNAMBUCO, ITAMARACÁ E PARAÍBA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 68, p. 270–297, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i68.38859. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/38859. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES