SITUAÇÃO ENUNCIATIVA EM PROVAS DE REDAÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR DA UNESPAR

Autores

  • Adriana Beloti Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campus de Campo Mourão
  • Isabela de Pontes Mariano Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campus de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.38772

Palavras-chave:

Vestibular, Redação, Encaminhamentos de produção textual, Condições de produção.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar os comandos de produção das Provas de Redação dos Concursos Vestibular (CV) da Unespar, de 2018/2019 e 2019/2020, quanto aos elementos das condições estabelecidas para a escrita dos textos pelos candidatos. Realizamos um estudo de natureza qualitativa, pautado nas pesquisas da linguagem em perspectiva enunciativo-discursiva e em Menegassi (2011) e Costa-Hübes (2012), acerca das condições de produção para a escrita. A análise é realizada por meio do caderno de provas do CV, investigando os elementos que compõem as condições de produção. A partir dos resultados, contribuímos quanto à reflexão da adequação da Prova de Redação ao que se apresenta em documentos oficiais de vertente teórico-metodológica discursiva para o ensino de Língua Portuguesa, além do aspecto relacionado à prática de escrita como conteúdo curricular dos Ensinos Fundamental e Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Beloti, Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campus de Campo Mourão

Professora Adjunto do Colegiado de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campus de Campo Mourão.

Isabela de Pontes Mariano, Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campus de Campo Mourão

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2021-04-04

Como Citar

BELOTI, A.; MARIANO, I. de P. SITUAÇÃO ENUNCIATIVA EM PROVAS DE REDAÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR DA UNESPAR. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 446–469, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.38772. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/38772. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES