MÉTODO HISTÓRICO-LINGUÍSTICO PARA A DESCRIÇÃO E A ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PRONOME A GENTE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.38670

Palavras-chave:

Método histórico-linguístico de análise, Linguística Histórica, Português brasileiro, Pronome a gente.

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma metodologia de caráter histórico-linguística para a descrição e a análise da inserção da forma a gente no Português do Brasil. Para tanto, realizamos o mapeamento do percurso da mudança da forma pronominal a gente com base em pesquisa bibliográfica que possibilitou identificar as suas diferentes formas de utilização encontradas em textos históricos do português. As referências bibliográficas utilizadas contemplam gramáticas históricas do português, livros de filologia e de linguística histórica. Foram utilizados, também, textos de teatro de autores gaúchos escritos em diferentes épocas, correspondendo a um período de cem anos, de 1890 a 1990. Esta proposta de análise metodológica está amparada nos princípios teóricos da Gramaticalização (Hopper; Traugott, 1993; Castilho, 1997), da Linguística Histórica (Mattos e Silva, 2008) e da Teoria da Enunciação (Benveniste, 1988). Com este artigo, esperamos contribuir para a descrição e a análise do processo de mudança diacrônica do pronome a gente no Português do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Silveira Borges, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Letras - Aquisição da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professor Titular do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa e Latim/Linguística e Ensino. Desenvolve pesquisas nas áreas de sociolinguística histórica, português histórico e ensino de língua portuguesa. Coordena o projeto de pesquisa "Fontes sociolinguísticas do português gaúcho escrito do século XIX". Tem atuando principalmente com seguintes temas: língua portuguesa, sociolinguística, linguística histórica, formação de professores e experiências didáticas.

Downloads

Publicado

2021-04-04

Como Citar

BORGES, P. R. S. MÉTODO HISTÓRICO-LINGUÍSTICO PARA A DESCRIÇÃO E A ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PRONOME A GENTE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 188–214, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.38670. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/38670. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES