PERFIL DO FONEMA /R/ EM CODA SILÁBICA NO FALAR AMAPAENSE

Autores

  • Romário Duarte Sanches Universidade do Estado do Amapá http://orcid.org/0000-0002-0571-303X
  • Loerhana Geisielle Quintela Miranda Camarão Universidade do Estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.38557

Palavras-chave:

Dialetologia, Geolinguística, Variação fonética.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever o perfil do fonema /R/ em coda silábica no falar amapaense, identificando a variação diatópica, diassexual e diageracional. Como aparato teórico, tem-se a Dialetologia e a Geolinguística (CARDOSO, 2010), além de trabalhos que tratam do comportamento do /R/ no português brasileiro. A metodologia empregada nesta pesquisa segue o mesmo parâmetro do Atlas Linguístico do Amapá – ALAP (RAZKY; RIBEIRO; SANCHES, 2017), com foco na carta fonética F05, correspondente ao /R/ em posição interna com realização glotal. Os vocábulos fonéticos analisados foram: torneira, gordura, fervendo, árvore, borboleta, tarde, catorze, pernambucano, certo, perdão, perfume, dormindo, perdida, perguntar e esquerdo. Os resultados mostraram que 83% dos amapaenses entrevistados utilizam o /R/ glotal e 17% não fizeram uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romário Duarte Sanches, Universidade do Estado do Amapá

Doutor e Mestre em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduado em Letras/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Participa dos grupos de pesquisa: Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), Atlas Linguístico do Amapá (ALAP), Geossociolinguística e Socioterminologia (GeoLinTerm) e Linguagem, Língua e Sociedade (LINLIS). Desenvolve pesquisas em Dialetologia, Sociolinguística e Contato Linguístico. Atuou como Professor colaborador na Universidade Federal do Pará e na Universidade do Estado do Pará com experiência nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Loerhana Geisielle Quintela Miranda Camarão, Universidade do Estado do Amapá

Graduanda em Letras-Francês pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Bolsista de Iniciação Científica PROBICT-UEAP.

Downloads

Publicado

2021-04-04

Como Citar

SANCHES, R. D.; CAMARÃO, L. G. Q. M. PERFIL DO FONEMA /R/ EM CODA SILÁBICA NO FALAR AMAPAENSE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 367–389, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.38557. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/38557. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES