RAÇA, FEMINISMO E NACIONALISMO EM HALF OF A YELLOW SUN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v1i66.36130

Palavras-chave:

Estudos Pós-coloniais, Feminismo, Half of a Yellow Sun, Nacionalismo, Raça.

Resumo

No século XXI, produções literárias africanas têm se configurado comumente como fontes significativas para auxiliar a compreensão de causas e consequências de eventos históricos. Dentre elas, destaca-se o romance Half of a Yellow Sun (2006a), de Chimamanda Ngozi Adichie. Nessa obra, Adichie aborda problemáticas vividas por seus personagens durante o período da Guerra de Biafra, na Nigéria. Este artigo objetiva ilustrar alguns dos entrelaçamentos literários arquitetados por Adichie que suscitam questões de raça, feminismo e nacionalismo. Assim, as discussões levantadas aqui são amparadas nos Estudos Pós-coloniais a partir de pressupostos de Thomas Bonnici (2000), dentre outros. Como uma de suas conclusões, o artigo sublinha a importância do caráter interventivo da escrita pós-colonial, ao propiciar, por exemplo, reflexões acerca de eventos negativos do passado, para que não se reprisem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Moraes da Costa, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Letras - Teoria da Literatura -, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP. É docente da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, atuando no Departamento de Línguas Estrangeiras. É Docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, na Área de Estudos Literários (PPGMEL) da UNIR.

Downloads

Publicado

2020-09-26

Como Citar

DA COSTA, A. M. RAÇA, FEMINISMO E NACIONALISMO EM HALF OF A YELLOW SUN. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 1, n. 66, p. 71–91, 2020. DOI: 10.9771/ell.v1i66.36130. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/36130. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES