LITERATURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE NO CONTO VARANDAS DA EVA, DE MILTON HATOUM

Autores

  • Thiago Silva Silva IFMA - Servidor, Técnico em Assuntos Educacionais Prefeitura Municipal de Barra do Corda - MA, Professor Efetivo de Língua Portuguesa Universidade Feevale - Doutorando em Processos e Manifestações Culturais. http://orcid.org/0000-0001-7299-900X

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v1i66.35586

Palavras-chave:

Identidade, Literatura, Memória, Varandas da Eva.

Resumo

Este artigo analisa o conto de Milton Hatoum, intitulado Varandas da Eva, sob o prisma da literatura, da memória e da identidade. Para tanto, recorre-se ao quadro teórico de Aristóteles (2008), Candido (2017), Eco (1988), entre outros, para tratar sobre a literatura, e de Hall (2006), Pollak (1989, 1992) e Silva (2000) para falar de memória e de identidade. Em relação às análises, estas ratificam que a literatura é um espaço intertextual, plurissignificativo e que, apesar de ser representação do real (Mímese), portanto, ficcional, mantém a relação com a realidade. Conclui-se, ainda, que deste tripé - literatura, memória e identidade-, a primeira faz da memória a sua fonte para tecer os seus fios narrativos; esta, por sua vez, ao passo que traz as lembranças de um passado, propicia a construção de imagens (identidades) cambiantes das personagens envolvidas na narração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Silva Silva, IFMA - Servidor, Técnico em Assuntos Educacionais Prefeitura Municipal de Barra do Corda - MA, Professor Efetivo de Língua Portuguesa Universidade Feevale - Doutorando em Processos e Manifestações Culturais.

Licenciado em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (2014) e Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento regional: educação, ambiente, saúde, agricultura e sociedade, na linha Políticas Públicas, Sociedade e Desenvolvimento Regional. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMA - Campus Barra do Corda. Técnico em Assuntos Educacionais do IFMA-Campus Barra do Corda. Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação de Barra do Corda. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre as manifestações Literárias Orais Indígenas dos povos Canela Ramkokamekrá e Guajajara

Downloads

Publicado

2020-09-26

Como Citar

SILVA, T. S. LITERATURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE NO CONTO VARANDAS DA EVA, DE MILTON HATOUM. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 1, n. 66, p. 143–156, 2020. DOI: 10.9771/ell.v1i66.35586. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/35586. Acesso em: 25 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES