O LATIM COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA CLÁSSICA

Autores

  • Johnwill Costa Faria Universidade Federal da Bahia - UFBA Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas http://orcid.org/0000-0003-4227-3309

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i64.33898

Palavras-chave:

Língua como sistema adaptativo complexo, Ensino e aprendizagem de latim, Abordagem ativa.

Resumo

Este artigo, brevemente, faz menção aos usos do latim no passado, como herança cultural, mas também como língua escrita e falada, em recortes de tempo posteriores à Antiguidade Clássica, chegando à contemporaneidade. Nesse sentido, essa língua é tratada aqui na perspectiva de um sistema adaptativo complexo (LEFFA, 2016, entre outros). Assim, muito além do tradicional método gramática e tradução, Engelsing (2014), por exemplo, propõe uma concepção mais ampla de língua, agora com uma abordagem ativa nos seus processos de ensino e aprendizagem, envolvendo a participação do aprendiz em atividades de letramento relevantes, na intenção de transformar o estudante de latim, “de titubeante leitor de poucos autores, em ativo participante da comunidade que se estende por vários territórios do globo e abarca a produção de vinte séculos de história” (Engelsing, 2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johnwill Costa Faria, Universidade Federal da Bahia - UFBA Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas

Professor do quadro permanente da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas - classe DES III (Docente do Ensino Superior Mestre), nível 2 (Lei Estadual nº 13.842/2001, Capítulo I, Seção I, Art. 5º). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - UFBA; Mestre em Linguística Aplicada (Universidade de Brasília/2009 - área de concentração: Estudos de Tradução). Especialista em Língua Inglesa (Associação Educativa Evangélica/2002, Anápolis, Goiás) e graduado em Letras Português,Inglês e Respectivas Literaturas (Universidade Estadual de Goiás/2000).Desempenha funções nessa Universidade relativas ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, principalmente nas áreas de Literaturas de Língua Inglesa, Estudos da Tradução e Língua Latina.

Downloads

Publicado

2019-12-25

Como Citar

FARIA, J. C. O LATIM COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA CLÁSSICA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 64, p. 35–57, 2019. DOI: 10.9771/ell.v0i64.33898. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/33898. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES