FRASEOLOGISMOS NA ÁREA SEMÂNTICA DO CORPO HUMANO A PARTIR DE DADOS GEOLINGUÍSTICOS: O QUE REVELAM OS DADOS DO NORTE E DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Aparecida Negri Isquerdo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0003-1129-5775
  • Juliany Nunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elizabete Marques Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i60.27601

Palavras-chave:

Corpo humano, Unidades fraseológicas, Norte, Sul, Brasil

Resumo

Este trabalho discute expressões fixas documentadas pelo Projeto ALiB (Atlas Linguístico do Brasil) para nomear partes do corpo humano nas regiões Norte e Sul do Brasil, dados inéditos que compõem o corpus do Projeto VALEXTRA que foram analisados segundo os pressupostos teóricos da Fraseologia, particularmente a posição teórica de Gross (1996) e DE Mejri (1997). O estudo demonstrou que dados orais também se configuram como fontes significativas de fraseologismos, conclusão que instiga novos estudos na área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Negri Isquerdo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela UNESP/Araraquara (1996). É docente aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; foi professora visitante (PV/CNPq) no Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Londrina (2005/2006) e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PV/UFMS), Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens (2007/2009)/CCHS e no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado/Doutorado)/CPTL (2014/2016). Atualmente é docente permanente na Pós-Graduação stricto sensu da UFMS – Estudos de Linguagens/CCHS (Mestrado) e Letras/CPTL (Mestrado e Doutorado), atuando, nos dois programas, na pesquisa, na docência e na orientação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicologia, Lexicografia. Onomástica e Dialetologia/Geolinguística, especialmente nos seguintes temas: léxico, toponímia, atlas toponímico e atlas linguístico. É Diretora Científica do Projeto Atlas Linguístico do Brasil – ALiB; Coordenadora do projeto Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul - ATEMS e pesquisadora responsável pela região Centro-Oeste no âmbito do projeto Tesouro Léxico Patrimonial do Galego e do Português: Brasil. Bolsista Produtividade 1D/CNPq.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

ISQUERDO, A. N.; NUNES, J.; MARQUES, E. FRASEOLOGISMOS NA ÁREA SEMÂNTICA DO CORPO HUMANO A PARTIR DE DADOS GEOLINGUÍSTICOS: O QUE REVELAM OS DADOS DO NORTE E DO SUL DO BRASIL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 60, p. 51–70, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i60.27601. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/27601. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES