FLUTUAÇÕES DA MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA EM LEITE DERRAMADO DE CHICO BUARQUE

Autores

  • Mirian Sousa Alves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Tailze Melo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v1i49.14534

Palavras-chave:

Chico Buarque, Leite derramado, imagens da memória, autobiografia ficcional

Resumo

O trabalho propõe uma reflexão acerca da organização interna do romance Leite Derramado, de Chico Buarque, uma autobiografia ficcional que faz da memória contraditória do narrador a principal responsável pela construção da verossimilhança no romance. A voz do autor implícito por trás da fala do narrador propõe ainda um olhar crítico sobre aspectos delicados da sociedade brasileira e, por desdobramento, reflete sobre a própria condição ficcional da memória. Este trabalho visa ainda perceber a imagem fílmica como construtora das reminiscências literárias e pretende demonstrar de que forma a imagem fílmica e/ou onírica no processo de rememoração aparece como especificidade do relato literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Sousa Alves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mírian Sousa Alves é doutora em Estudos Literários pela UFMG e professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG.

Tailze Melo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Tailze Melo Ferreira é doutora em Estudos Literários pela UFMG e coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu Processos Criativos em Palavra e Imagem da PUC-Minas.

Downloads

Publicado

2014-11-03

Como Citar

ALVES, M. S.; FERREIRA, T. M. FLUTUAÇÕES DA MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA EM LEITE DERRAMADO DE CHICO BUARQUE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 1, n. 49, 2014. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v1i49.14534. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14534. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários