Educação museal - um passo ao encontro de nossas utopias

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Palavras-chave:

Educação em museus, Educação museal, História da educação nos museus.

Resumo

O texto propõe uma reflexão sobre a importância da educação museal para a compreensão da museologia como uma ciência social que busca a formação consciente dos indivíduos. Identifica, a partir do mapeamento de conteúdos publicados, que o termo “educação em museus” foi associado, em meados do século XX, a três abordagens: educação visual; educação para o povo; projeto de nação assegurado pela instrução pública. O trabalho pela legitimação da educação como uma função a ser exercida pelos museus motivou seu aprimoramento teórico e prático, processo que culminou, nas primeiras décadas do século XXI, no uso do termo “educação museal”, que compreende o emergir de uma reflexão crítica contínua da realidade a partir da relação do sujeito com o patrimônio. Conclui que a educação em museus/ educação museal tem como base atemporal o diálogo, dotando os museus e as experiências de caráter museológico com um papel social a cumprir.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Gelmini de Faria, UFRGS

Museóloga (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS).Coordenadora do programa de extensão "Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias" (2017-atual) e do projeto de pesquisa "História dos museus e da Museologia a partir da atuação de seus agentes" (2022-atual). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq "Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades" e do "GEMMUS - Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio". Contato eletrônico: carolina.gelmini@ufrgs.br

       

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Gelmini de Faria, A. C. (2024). Educação museal - um passo ao encontro de nossas utopias. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/55143

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Artigos