O ensino de leitura em contextos multisseriados do campo: um estudo bibliográfico

Autores

  • Marcio José de Lima Winchuar Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3620-0632
  • Diego Paiva Bahls Universidade Estadual do Centro- Oeste (Unicentro).

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i1.49024

Palavras-chave:

Educação do Campo; Práticas de Leitura; Escolas Multisseriadas.

Resumo

O artigo apresenta como objeto de estudo as práticas de leitura em contextos multisseriados do campo e traz como objetivo principal entender as determinações que as envolvem no cenário brasileiro. Considera que, historicamente, tanto a leitura quanto as escolas do campo ocupam um lugar “de beira” na sociedade, sendo marginalizadas e precarizadas devido à falta de políticas efetivas voltadas à educação para os sujeitos que vivem no campo. Fundamenta-se em estudos de Hage (2014), Silva (2008), Winchuar (2020), entre outros autores. Metodologicamente, faz um levantamento bibliográfico no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2009 e 2019. Conclui que se, por um lado, há determinações que fragilizam as práticas, principalmente no âmbito econômico, por outro, há aquelas que potencializam o processo de ensino e aprendizagem de leitura possibilitado a partir dos agrupamentos e interações entre estudantes de diferentes idades e níveis de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcio José de Lima Winchuar, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Marcio José de Lima Winchuar: Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná – (PPGE-UFPR), na linha de Cultura, escola e Processos Formativos em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (UNICENTRO/CNPQ). Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e Professor na Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava-PR (SEMEC). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9486-3111 Email: marciounicentro@gmail.com

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná

Leilah Santiago Bufrem. Doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3620-0632. Correio eletrônico: santiagobufrem@gmail.com

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Lima Winchuar, M. J. de, Santiago Bufrem, L., & Diego Paiva Bahls. (2024). O ensino de leitura em contextos multisseriados do campo: um estudo bibliográfico. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(1). https://doi.org/10.9771/re.v13i1.49024

Edição

Seção

Artigos