O ensino de leitura em contextos multisseriados do campo: um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v13i1.49024Palabras clave:
Educação do Campo; Práticas de Leitura; Escolas Multisseriadas.Resumen
O artigo apresenta como objeto de estudo as práticas de leitura em contextos multisseriados do campo e traz como objetivo principal entender as determinações que as envolvem no cenário brasileiro. Considera que, historicamente, tanto a leitura quanto as escolas do campo ocupam um lugar “de beira” na sociedade, sendo marginalizadas e precarizadas devido à falta de políticas efetivas voltadas à educação para os sujeitos que vivem no campo. Fundamenta-se em estudos de Hage (2014), Silva (2008), Winchuar (2020), entre outros autores. Metodologicamente, faz um levantamento bibliográfico no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2009 e 2019. Conclui que se, por um lado, há determinações que fragilizam as práticas, principalmente no âmbito econômico, por outro, há aquelas que potencializam o processo de ensino e aprendizagem de leitura possibilitado a partir dos agrupamentos e interações entre estudantes de diferentes idades e níveis de aprendizagem.
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