A ordem do discurso na Educação Especial: em pauta a formação de professores no município de São Luís para trabalhar na perspectiva da Educação Inclusiva

Autores/as

  • Ramon Luis de Santana Alcantara Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7012

Palabras clave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Discurso

Resumen

O objetivo desta pesquisa é, a partir da noção foucaultiana de discurso, tomando a trama saber-verdade-poder, analisar como se movimentam as aproximações e os distanciamentos entre os discursos acerca da formação docente na Educação Especial/Inclusiva do professor regular da rede de ensino municipal de São Luís e os discursos nos dispositivos oficiais que versam sobre a temática. Os procedimentos metodológicos escolhidos para este agenciamento como pesquisador são as cartografias, as entrevistas semi-estruturadas, questionários e a análise documental. Como fontes têm-se 20 professores escolhidos nos núcleos que compõem a zona urbana de São Luís e variados dispositivos oficiais, entre os anos de 1988 e 2009. Como resultado, desenha-se a invenção do professor inclusivo, que é um novo professor que serve para dar conta da Educação Inclusiva. No que tange aos discursos dos professores e dos dispositivos, identifica-se a manutenção da idéia que associa diferença e deficiência. O discurso na Educação Especial em São Luís se ordena, buscando compreender o impasse entre a concepção de diferença que articula a formação discursiva inclusiva e as condições de sistema para incluir sob esta perspectiva.

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Biografía del autor/a

Ramon Luis de Santana Alcantara, Universidade Federal do Maranhão

Professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú. Doutorando em Políticas Públicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2015-04-06

Cómo citar

Alcantara, R. L. de S. (2015). A ordem do discurso na Educação Especial: em pauta a formação de professores no município de São Luís para trabalhar na perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7012

Número

Sección

Dossiê Formação e Educação:Pesquisas, Políticas e Experiências de Inclusão(fina)