A ordem do discurso na Educação Especial: em pauta a formação de professores no município de São Luís para trabalhar na perspectiva da Educação Inclusiva

Authors

  • Ramon Luis de Santana Alcantara Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7012

Keywords:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Discurso

Abstract

O objetivo desta pesquisa é, a partir da noção foucaultiana de discurso, tomando a trama saber-verdade-poder, analisar como se movimentam as aproximações e os distanciamentos entre os discursos acerca da formação docente na Educação Especial/Inclusiva do professor regular da rede de ensino municipal de São Luís e os discursos nos dispositivos oficiais que versam sobre a temática. Os procedimentos metodológicos escolhidos para este agenciamento como pesquisador são as cartografias, as entrevistas semi-estruturadas, questionários e a análise documental. Como fontes têm-se 20 professores escolhidos nos núcleos que compõem a zona urbana de São Luís e variados dispositivos oficiais, entre os anos de 1988 e 2009. Como resultado, desenha-se a invenção do professor inclusivo, que é um novo professor que serve para dar conta da Educação Inclusiva. No que tange aos discursos dos professores e dos dispositivos, identifica-se a manutenção da idéia que associa diferença e deficiência. O discurso na Educação Especial em São Luís se ordena, buscando compreender o impasse entre a concepção de diferença que articula a formação discursiva inclusiva e as condições de sistema para incluir sob esta perspectiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ramon Luis de Santana Alcantara, Universidade Federal do Maranhão

Professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú. Doutorando em Políticas Públicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.

Published

2015-04-06

How to Cite

Alcantara, R. L. de S. (2015). A ordem do discurso na Educação Especial: em pauta a formação de professores no município de São Luís para trabalhar na perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7012

Issue

Section

Dossiê Formação e Educação:Pesquisas, Políticas e Experiências de Inclusão(fina)