Ensino Remoto Emergencial: a perda do sentimento de pertencimento à universidade
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v13i02.50893Palabras clave:
Ensino Remoto Emergencial. Sentimento de Pertencimento. Afetividade no Ensino-Aprendizagem. Relação entre Pares. Saúde Mental.Resumen
O ensaio reflete sobre as repercussões na experiência estudantil do ensino superior – no que tange ao sentimento de pertencimento –, a partir da pandemia e instalação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O sentimento de pertencimento incorpora sentimentos de ser valorizado, incluído e aceito na universidade. Para cumprir o objetivo proposto, um referencial teórico da área foi articulado a relatos de discentes de graduação. Destacaram-se três dimensões – espaço físico, relação entre pares, e afetividade no ensino-apren- dizagem –, para serem analisadas. Consideramos que o empobrecimento das relações no contexto universitário impactou diretamente no sentimento de pertença dos discentes, entendido na literatura como fator intrínseco e inerente à saúde mental.
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