Narrativas e identidades docentes: cultura visual e prática pedagógica

Autores/as

  • Laíla Sampaio Lima UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Antenor Rita Gomes UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Emanuela Oliveira Carvalho Dourado UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i1.29501

Resumen

Este trabalho toma como objeto de investigação as narrativas orais de professores para a partir delas entender as trajetórias pessoais e profissionais de inserção na docência. Enfatiza, a partir daí as percepções e utilização dos artefatos visuais nas salas de aula como possibilidade de produção de conhecimento conectado ao mundo contemporâneo das visualidades. Para desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa junto a dois professores da Educação Básica, fazendo uso de entrevistas narrativas de onde se depreende que os docentes optaram pelo magistério por necessidade ou falta de opção e que a utilização das imagens nas salas de aula, embora apresentem avanços, ainda conservam visões restritas à ideia de ilustração dos conteúdos ou elementos dispensáveis/inadequados a depender da área de conhecimento. O artigo tem como objetivo problematizar a trajetória e formação docente a partir de narrativas e como este mesmo percurso se posiciona no trato com as imagens enquanto prática pedagógica inserida no contexto contemporâneo da Cultura Visual.

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Biografía del autor/a

Laíla Sampaio Lima, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - MPED. Possui graduação em Letras pela Universidade Salvador (2010) e Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2011) Atualmente é técnico universitário da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV Jacobina, Integrante do Grupo de pesquisa CULTIVI - Cultura Visual, Educação e Linguagens da Universidade do Estado da Bahia, desenvolvendo pesquisas na área da fotografia em contextos educacionais. Atua também na investigação da área de Currículo e Educação Patrimonial Multi/Inter Cultural. Aluna intercambista na Universidade do Porto, Portugal, no período de semtembro de 2018. Possui experiencia como docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras Vernáculas nas disciplinas Alfabetização e Letramento, Literatura Brasileira, Metodologia do Ensino e Pesquisa e Sociologia da Educação.

Antenor Rita Gomes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especilalização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998) Mestrado de Educação e Pesquisa pela Université du Quebec a Chicoutimi (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Cádiz - Espanha (2014). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista científica de Educação e Cmunicação Hachetetepe (UCA- Cádiz, Espanha) e da revista temas em educação da UFPB;e Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação no ensino superior de graduação e pós-graduação além de cursos de atualização docente para professores em serviço. Atua principalmente nos seguintes temas: Cultura Visual, Leitura, Pesquisa em educação e formação de professores; Integra o quadro docente do do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade - MPED - UNEB Jacobina desde 2014.

Emanuela Oliveira Carvalho Dourado, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora (2013) e Mestra (2009) em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2004) e Licenciada em Pedagogia (2002) pela Universidade do Estado da Bahia, da qual é docente desde 2005. Atualmente, atua como Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado Profissional de Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação em docência, gestão administrativo-pedagógica, coordenação, supervisão, assessoria e consultoria da Educação Básica e Universitária, com ênfase em Currículo Escolar, atuando principalmente nas seguintes áreas, programas e projetos da educação escolar e não escolar: formação de professores, educação e linguagens, pesquisa e prática pedagógica, políticas públicas e planejamento educacional.

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Publicado

2020-05-05

Cómo citar

Lima, L. S., Gomes, A. R., & Dourado, E. O. C. (2020). Narrativas e identidades docentes: cultura visual e prática pedagógica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.9771/re.v9i1.29501

Número

Sección

Artigos